Para Refletir

Nesse ‘Espetáculo’ do futebol

É bom que as pessoas saibam as dificuldades em garantir a segurança antes, durante e depois dum espetáculo de futebol.
Estas declarações foram proferidas em avaliação aos conflitos/confrontos, recentemente verificados, entre adeptos de dois emblemas rivais…tendo em conta a localização de proximidade territorial e as velhas histórias de antagonismo nos mais diferentes campos de atividade humana…onde o ‘desporto’ não passa de mais um dos palcos de controvérsia.

A expulsão das Ordens Religiosas na pena de um frade poeta

A expulsão das ordens das Ordens religiosas de Portugal (não gosto de lhe chamar extinção, porque dá a entender que naturalmente as Ordens se foram “apagando” o que não é verdade), continua a ser um tema tabu nas relações entre o Estado português e a Igreja Católica. É uma ferida que “sangra” assim que falamos deste assunto.

O pote das cinzas

Não gosto deste título. Incomoda-me. Pode ser de material precioso, mas um pote com os restos mortais de alguém que tanto nos amou e a quem tanto queremos é demasiado cruel à vista. Lá dentro estão somente alguns ossos que, depois da cremação do corpo, foram triturados, moídos e feitos pó. O corpo está, agora, transformado em menos de dois quilogramas de cinzas. Há familiares que, ao ver-se com aquela urna nas mãos, não sabem muito bem o que fazer. Como «cada cabeça sua sentença», a imaginação tem sido fértil. Tem havido de tudo.

Repensar a Europa nas palavras do Papa Francisco

No passado fim-de-semana, tive o privilégio de, no Vaticano, participar no Seminário “Repensar a Europa”, organizado pela Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia, em colaboração com a Santa Sé.
Uma livre troca de ideias, anseios, preocupações, com respeito pela diferença de opiniões entre representantes de toda a Europa, tendo sempre presente o princípio inalienável da dignidade e centralidade da pessoa e da prossecução do bem-comum.

Páginas