Pároco

Carlos Alberto César Morais Chantre, nascido a 15 de maio de 1952 na cidade do Mindelo – São Vicente em Cabo Verde, ordenado sacerdote a 28 de Junho de 1986 em Portimão e desde 28 de setembro de 2013, pároco de São Pedro em Faro.

O sacerdote chegou ao Algarve na década 70 do século passado para cumprir o serviço militar obrigatório em Tavira como preparação para a guerra em África, tendo entrado, em 1978 para o Seminário Maior de Évora.

Foi ordenado a 28 de junho de 1986 na igreja matriz de Portimão pelo bispo do Algarve de então, o falecido D. Ernesto Gonçalves Costa, coadjuvado por D. Paulino Évora, então bispo de Santiago (Cabo Verde).

Depois de ordenado, foi nomeado prefeito do Seminário de Faro em setembro de 1986, assumindo também as funções de ecónomo. Durante os três anos em que ali trabalhou foi paralelamente professor de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica no antigo liceu de Faro e, em maio de 1987, D. Ernesto Costa nomeou-o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional.

Em dezembro do mesmo ano, o então bispo do Algarve nomeou-o também diretor espiritual do Movimento dos Cursos de Cristandade e em janeiro do ano seguinte, capelão do Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro.

Em agosto de 1989, foi nomeado pároco in solidum de Albufeira e de Pêra pelo novo bispo do Algarve D. Manuel Madureira Dias, funções que desempenhou até setembro de 1990, data em que aquele prelado o nomeou como pároco de Paderne.

Na altura em que trabalhou em Albufeira e Pêra colaborou na criação de uma presença da Igreja na Universidade do Algarve e foi professor da disciplina de Moral e sua Didática na Escola Superior de Educação (ESE).

Em 1989, D. Manuel Madureira Dias convidou-o para capelão militar na região. Acabou por ser colocado no Colégio Militar em Lisboa, onde esteve um ano, apesar de continuar como pároco de Paderne e professor na ESE e de prosseguir também com o trabalho iniciado pelo pároco de Albufeira para criação da freguesia e paróquia de Ferreiras que mais tarde consolidaria, após a construção da igreja de São José.

Em outubro de 1992 foi nomeado pároco de Boliqueime pelo mesmo bispo, passando a sediar-se naquela freguesia. D. Manuel Madureira Dias pede-lhe também que receba as irmãs salesianas em Paderne, onde também criou um Centro Paroquial para acolher idosos e crianças.

Termina a colaboração com a ESE, regressa a Tavira como capelão militar para o Algarve mas, entretanto, surge a necessidade de um capelão-chefe para a GNR, função que passa assumir, restabelecendo, durante quatro anos, a regularidade da ligação à capital, apesar de continuar como prior das paróquias algarvias.

Em janeiro de 1996, D. Manuel Madureira Dias nomeia-o como assistente adjunto da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas e em abril de 2000 como pároco de Ferreiras, tendo passado a acumular com as funções de prior em Paderne e Boliqueime que desempenhou até junho de 2013.

A 19 de junho de 2013 foi nomeado, pelo atual bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, cónego do Cabido da Sé de Faro, do qual é chantre, tendo tomado posse no dia 19 de julho daquele ano. É pároco de São Pedro de Faro desde setembro do mesmo, tendo sido nomeado pelo mesmo bispo.

No dia 6 de janeiro de 2015 passado foi nomeado responsável pelo Setor Diocesano da Pastoral familiar.

O sacerdote, que fez parte do Conselho Presbiteral, é ainda assistente do Setor Diocesano da Pastoral Universitária, sendo capelão da Universidade do Algarve, e do Setor Diocesano de Associações Profissionais, sendo o assistente espiritual do núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores. Tem-se dedicado também, há mais de década e meia, ao acolhimento dos africanos no Algarve.

Atualmente é também diretor do Colégio de Nossa Senhora do Alto, instituição educativa da Diocese do Algarve.

No dia 24 de março (quinta feira santa) de 2016 o bispo do Algarve nomeou o cónego Carlos César Chantre como novo vigário geral da diocese.