Pastoral Sócio-Caritativa
Preâmbulo
“A fé que tem origem no Amor de Deus por nós, exprime-se na caridade fraterna”.
Como seguidores de Jesus Cristo, o lema da equipa sócio-caritativa não podia ser outro, colocando na base da nossa acção o primado da pessoa humana.
I - Composição da equipa sócio-caritativa
A Pastoral sócio-caritativa da paróquia é levada a cabo por um grupo de voluntários, no total de 33 elementos, de diversas faixas etárias e de ambos os sexos, que dão o seu contributo em actividades diversas, de acordo com a sua disponibilidade e motivações. Engloba, maioritàriamente, paroquianos da Igreja Matriz mas também da comunidade do Patacão, que beneficia igualmente do trabalho de todo o grupo, em prol dos irmãos mais carenciados.
II – O Atendimento/Acolhimento
Uma vez por semana, à segunda-feira, estamos disponíveis na Igreja Matriz, para receber as famílias que nos procuram, perceber a sua situação concreta e dar o devido encaminhamento para as nossas valências ou organismos oficiais, se for o caso.
III – A Acção
As instalações de que dispomos para o serviço da acção social, embora tenham beneficiado parcialmente de algumas benfeitorias no ano transacto, ainda necessitam de obras de alguma envergadura, em particular no edifício onde presentemente funciona o serviço de roupeiro.
Nas instalações do Largo da Feira, nº 10, funciona o armazém de recolha e aprovisionamento de géneros alimentares, para posterior distribuição às famílias por nós assistidas.
Contíguo a estas instalações, funciona o serviço de roupeiro. Aqui alguns elementos da equipa reunem-se, semanalmente, fazem a selecção da roupa e calçado oferecidos, dividindo todos os artigos por idades e sexos de modo a facilitar a entrega a quem necessita.
Existem sete grupos que fazem acompanhamento domiciliário, com entrega de um saco de alimentos, uma vez por mês cobrindo grande parte da àrea da paróquia de S.Pedro, incluindo o Patacão.
Esta é uma forma de estarmos mais perto das pessoas e constatarmos in loco as suas reais necessidades.
IV – O Refeitório
O serviço de fornecimento de uma refeição ao Domingo surgiu da necessidade de colmatar uma lacuna existente nos serviços da Acção Social da cidade e a procura ser muita.
Além disso, diáriamente, distribuimos pão e fruta/vegetais.
Esta valência funciona em instalações adaptadas poara o efeito no Largo de S.Pedro.
V – Outras Valências
Encontra-se em fase de programação a pastoral prisional e a pastoral da saúde.
VI – Apoios
Através de duas candidaturas ao Banco Alimentar contra a Fome, beneficiamos da oferta regular de géneros alimentares, que cobrem parte das necessidades inerentes a ajuda mensal as cento e sessenta famílias ( num total de quatrocentas pessoas ), que assistimos.
VII- Liga dos Amigos da Acção Social
Para fazer face aos diversos encargos inerentes aos serviços atrás referidos, constituiu-se esta Liga. Os sócios contribuem com uma quota mensal de valor variável, sendo esta a base principal do nosso financiamento.
Dado o decréscimo do número de sócios nos últimos anos, como resultado das dificuldades económico-financeiras do país, torna-se imperioso levar a cabo uma campanha de sensibilização com vista a incrementar os apoios tão necessários para manter e melhorar a nossa acção.