Celebração familiar

Rezar em família

Estamos na Semana Maior do nosso calendário litúgico. Nunca como agora, viveremos com mais intensidade os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Sim, o apelo que tenho vindo a fazer nos últimos anos para que o Ano Litúrgico seja vivido em família, nestas circunstâncias tem consequências mais práticas: o pai e mãe são os garantes da transmissão da história que nos envolve esses mesmos mistérios. Não foi sempre assim com os judeus? O segredo da manutenção dos judeus enquanto povo unido, foi sempre a vivência da Páscoa, transmitindo aos filhos a experiência do Êxodo. Pois então temos algo ainda maior que é a concretização da promessa do Pai: a vinda do Seu Filho, Jesus Cristo, que nos veio revelar a natureza de Deus. É Pai Misericordioso e que nos ama a todos, pois somos filhos e ressuscitaremos com o Filho. Sendo a Páscoa o centro do todo o calendário cristão, a Vigília Pascal é a "mãe de todos as vigílias" do ano litúrgico. Assim, peço às nossas famílias que façam algo especial e diferente nesta Noite Santa da Páscoa de 2020.

Foi elaborado, com todo o cuidado um subsídio para que possamos envolver na atmosfera única do Sábado Santo. Junto remeto esse mesmo subsídio....Cada um, dentro da sua criatividade faça mergulhar a família inteira nesse ritmo misterioso que já nos vem das tradições dos nossos avós. A Igreja ficará mais robusta na fé e seremos testemunhas neste tão complexo mundo. Não percamos esta oportunidade única... que é a renovação, por dentro, das nossas comunidades. O nosso regresso, querendo Deus, às celebrações comunitárias terá um sabor mais eloquente. Os sinais de Deus estão a ser muito fortes. Devemos estar à sua interpretação... Estou convencido que o futuro será mais sereno e mais risonho.

Toda a Semana Santa será vivida num ambiente de mistério. Assim, os textos enviados poderão ser uma riqueza, se devidamente aproveitados.

Abraço fraterno nesta Páscoa de 2020,

P. César Chantre

 

Celebração familiar - Quinta-feira Santa [download aqui]

Celebração familiar - Sexta-feira Santa [download aqui]

Celebração familiar - Noite de Páscoa [download aqui]