Fátima: 85 anos depois, bispos portugueses consagram dioceses a Nossa Senhora

Bispo António Marto

O Santuário de Fátima vai acolher esta sexta-feira as celebrações de encerramento da visita da Imagem Peregrina, 85 anos depois da “primeira peregrinação nacional dos bispos portugueses e da consagração de Portugal”, recordou hoje o bispo de Leiria-Fátima.

D. António Marto recordava aos jornalistas a importância da presença de todo o episcopado para a consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima, culminando assim o périplo da imagem peregrina por todo o território nacional.

A iniciativa, que se iniciou a 13 de maio de 2015, teve uma “finalidade muito específica”, a de “envolver todo o povo católico na celebração do centenário” para evitar que esta comemoração se limitasse a um conjunto de eventos “em circuito fechado”.

“Esta peregrinação da imagem revelou-se um acontecimento envolvente: as multidões saíram às ruas, acolheram a imagem com alegria, com entusiasmo, com carinho, com emoção”, assinalou o também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, durante a conferência de imprensa de lançamento da peregrinação internacional de maio, na Cova da Iria.

D. António Marto mostrou-se satisfeito por ter sido possível preparar o centenário das aparições (1917-2017) aliando a peregrinação da imagem ao Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.

“O amor é capaz de salvar o mundo e ultrapassar as divisões e as guerras”, observou.

A consagração das Dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima será feita no final da celebração da Eucaristia de 13 de maio, antes da procissão do Adeus, sob a presidência de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP.

D. Manuel Clemente, presente na conferência de imprensa, lamentou falta de “relevo” que esta visita da imagem peregrina teve na Comunicação Social em geral.

“Nós, bispos, ainda ficamos espantados com o que aconteceu”, assinalou, a respeito do impacto da iniciativa.

 

Fonte: Agência ECCLESIA

Foto: PR/Agência ECCLESIA