Encontro / Formação de leitores - 7, 14 e 21 de dezembro de 2017

A Palavra de Deus faz parte essencial da vida da Igreja. Pela sua proclamação, Cristo torna-se presente. A Palavra desperta para a fé e alimenta a fé.

Ler a Palavra de Deus na Assembleia cristã é realizar um serviço litúrgico de grande importância.

Toda a leitura proclamada depende, em grande parte, de quem a proclama, para que a  Assembleia a possa escutar, compreender e aceitar, enquanto Palavra de Deus, viva e eficaz. Como recomendava São Paulo aos pregadores do seu tempo: «Se a vossa língua não pronuncia palavras claras, como se compreenderá o que dizeis?» (1 Cor 14,9).

A Equipa da Liturgia da Paróquia de São Pedro de Faro tem como principal objetivo constituir um conjunto de leitores capazes de se colocar ao serviço da Palavra e da Assembleia.

No entanto, devemos ser capazes de reconhecer que para ser leitor não importa só ter uma boa leitura e dicção, mas, principalmente, oração, preparação e reflexão. Podemos correr o risco de, por vezes, pensarmos que se trata somente de alguém que se levanta e que chega ao ambão para ler. Porém, o leitor não é aquele que lê muito bem, mas é aquele que proclama a Palavra de Deus.

É por essa razão, que irá decorrer nos próximos dias 7, 14 e 21 de dezembro, na Igreja de São Luís, pelas 21H, três encontros especialmente dedicados a leitores. Estão desta forma convidados a participar, todos os leitores da nossa paróquia.